quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TÍTULO MERECIDO

         
Hoje vou falar de EDUARDO SANTOS (Duda), o conheci ainda criança pois seus familiares eram vizinhos dos pais de minha esposa na rua Vitorino. Pois bem passaram-se os anos e  num Vovozão na final  em que eu jogava estava ao lado da mesa aquele garotinho que já demonstrava grande interesse pelo futebol de mesa. Depois, já em algumas disputas, me lembro de um campeonato no salão do Clube do Comércio e lá estava Duda, que inclusive caiu na minha chave, e numa partida ainda me ganhou, embora eu também tenha me classificado na chave, mas dava para notar de sua capacidade técnica e sua garra defendendo na época o SCRG. Duda sempre que me encontra na rua faz questão de pronunciar todo meu nome pela amizade e o respeito que tem para comigo, mas eu continuo a chamá-lo por Duda, pois para mim, ele ainda é um garoto com tamanho de gente grande. Eu a beira dos meus 60 anos e ele com, talvez, uns trinta e poucos anos é merecedor de todo o meu respeito e minha admiração. Duda ganhou títulos sempre por onde jogou inicialmente pelo SCRG, AFUMERG e agora pela ARFM mostrando que sempre defendeu com galhardia a camisa que vestia. Campeão por equipe em todos, teve outras  colocações não menos importante por onde passou. Eu entendo que sempre que se consegue ficar entre os quatro melhores em qualquer competição já é um feito e isto ele esteve várias vezes. Lembro-me que em 1994 o SCRG foi jogar em Bagé um campeonato estadual por equipe e foi campeão. A equipe era formada pelo Eduardo (Duda) Cristian, Juarez e Rafael) eu, como diretor do Depto.Fut.MESA. Fomos todos agraciados com troféu de campeão por aquele feito. Recordo que no intervalo estávamos em desvantagem, me reuni com eles tentei passar tranquilidade pois ainda faltava todo o segundo tempo e tínhamos potencial para virarmos o placar adverso. Naquele momento acredito que dei minha cooperação pois todos ainda muito garotos e nervosos e assim conseguimos êxito na competição. Na época só podiam jogar os quatro, não podia haver substituição e eu era o quarto colocado no campeonato interno do SCRG, no entanto dei minha vaga para o Juarez, pois entendia que eles tinham um jogo agressivo e se precisassem partir todos para o ataque todos tinham um jogo parecido e conseguiriam ter sucesso como acabou acontecendo. Eu recebi um troféu como campeão por eles entenderem na época como um apoiador destes garotos, que já tinham qualidade técnica. Guardo este troféu com todo carinho e quando estou limpando fico lembrando desta conquista que foi realmente de equipe, nossa equipe. Mas faltava algo na vida deste grande botonista: a conquista individual, e ela veio agora neste último estadual de cavados realizado na cidade de PELOTAS com uma campanha simplesmente magnifica. Aqui vão meus parabéns ao DUDA que sempre representou nossa cidade, mostrando porque somos os melhores há muito tempo, pois estejam nossos botonistas onde estiverem, defendendo seja clube ou associação vem troféu para RIO GRANDE.

                                                                                                                                              

Um comentário:

  1. Muito bonita esta homenagem, pois o Duda era merecedor deste posto há muito tempo! Mas, como tudo na vida, o que é mais difícil é mais gostoso, e essa hora ele tá facero olhando pro troféu na estante dele...

    Contribuindo para esta histórica conquista de 94, após a reportagem do jornal agora dizia que iria ocorrer um campeonato juvenil no SCRG... E lá fui eu... época boa... "Que tempo bom, que nao volta nunca mais!"

    Lembro até, de um sábado em que o Duda chegou o Rio Grande, deu um tempo parado na porta por estar com o cigarro no canto da boca, e olhou pra dentro com cara de mal... Entrou na sede e disse pra mim e pro Junior (estávamos jogando um amistoso):
    - "Gurizada, vamu afinar dessa mesa porque tem jogo aqui agora!!!!
    heheheheheheh
    Esse é o Duda!!!! Parabéns gordinho!!!

    Alex Degani

    ResponderExcluir